Buscar
  • mocobao

Aproveitando uma camisa danificada: paninho de cera








Depois do frisson de ter garimpado uma camisa Richards de tecido Liberty (um ícone!), é que percebi que ela tinha rasgos irreparáveis, bem disfarçados em meio à estampa. (Foto 1)


Consultando o oráculo, vulgo Google, encontrei instruções para fazer paninhos de cera com essa estampa linda! Mas antes retirei todos os aviamentos passíveis de serem reutilizados. Feito isso, cortei quadrados de diversos tamanhos, aproveitando ao máximo o tecido. (Foto 2)


Ralei a cera, encontrada em lojas de produtos para apiários. Na internet você encontra opções mais limpas do que a que usei e até em formato de bolinhas, para não ter o trabalho de ralar. (Foto 3)


Forrei a tábua de passar, coloquei um quadrado de papel manteiga maior do que a do tecido e então coloquei o pano. Distribuí uniformemente a cera sobre ele. Percebi que os paninhos que ficaram melhores, mais aderentes, foram aqueles onde usei maior quantidade de cera. Tentei incluir a etiqueta da camisa, para fazer um paninho “de grife”, mas a cera não foi capaz de segurá-la. Deveria tê-la costurado. (Foto 4)


Coloquei outro quadrado de papel manteiga em cima e passei a ferro em temperatura média, deslizando-o para espalhar bem a cera por toda a superfície do tecido. Nas beiradinhas foi necessário levantar a folha de papel para colocar mais um pouquinho de cera. Faça isso com muito cuidado porque a temperatura é muito alta. Neste momento, apareceu por ali uma abelhinha, atraída pelo aroma da cera. Tentei fotografá-la para ilustrar a foto, mas surgiram várias outras abelhas e achei melhor acelerar o processo. Então, fica a dica: feche as janelas. (Foto 5)


Descole as folhas de papel com cuidado e deixe esfriar por completo o paninho. Pronto! Já pode usá-lo para cobrir travessas, embalar sanduíches e frutas. Um ótimo substituto para o filme plástico! Você pode também oferecer esse mimo às suas clientes, com certeza elas irão amar! E uma camisa foi salva do lixo! (Foto 6)


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo